Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

SABEM O QUE É ESTAGFLAÇÂO?

 

Não! Estão muito longe de serem os únicos. Mesmo muito. Parece ser coisa de economistas! Aqueles a quem o povo paga o curso, para resolverem os problemas económicos do país! Só que o país não tem capacidade para os perceber. A nossa economia não funciona. Com a crise internacional pior! Com a liberdade conquistada deixámos de plantar! Arrumámos a enxada num canto!

Pela terminação da palavra em título, parece ter algo a ver com a inflação. Só que mais complicado! No fundo o povo conhece todas estas Marias, a quem eles chamam Felisberta! A inflação é uma coisa que tem a ver com a quantidade de batatas que a gente compra com o mesmo dinheiro. Quando, com o dinheiro bem contado, a gente leva menos batatas para casa, é a inflação. Ponto final. Agora para os economistas a conversa é outra. Falam de crescimento, variação de preços, deflator do consumo e do PIB etc. Mais “core inflation”, Índice Harmonizado de preços no Consumidor, ganhos de produtividade, Espiral Recessiva, etc.! É melhor ficar por aqui. Até nos faz dor de cabeça!

 

Bom, tudo isto lido em jornais que querem ser de grande expansão, torna-se mais complicado,99 % das pessoas não entendem. Porque não fazem, simplesmente, uma reunião só de economistas? Ou não tiram o Sócrates e metem em PM um economista que seja o melhor na matéria. Ou dos melhores. Por exemplo o Governador da BP. Talvez um jovem chamado Passos Coelho. Sim ele é “Economista”!

Bom, mas depois não me digam que lhe vão fazer arruaças, manifestações, insultos, greves etc. Comandados por um sindicalista (guarda-redes) ou um comunista operário, que destas matérias, nada sabem? Pois, sabemos que gritam muito, e são ainda melhores a fazer excursões gratuitas, com os reformados, a caminho de S. Bento. Sempre a cantar a “Grândola, Vila Morena pois “é o povo quem mais ordena”. Se assim é, está tudo bem! Nem é preciso saber o que é a “Estagflação”. Basta ir comprar batatas e trazer sempre só um quilo!

Não podem é esquecer-se das bandeiras e se assim for, mais vale mandarem chamar outra vez o Sócrates!

 

Os bancos também estão envolvidos nesta trapalhada ! Porque as taxas de juros também estão a fazer das suas! E, estas, já são da sabedoria dos Bancos. Só que uns bancos querem baixar os juros ( estimular a economia ) e outros querem subi-las ( controlar a inflação. Então em que ficamos ? Nem queiram saber ! Uns dizem que a inflação é de 4 – 5 % ao ano, mas para outros, se for a tal “ core Inflation” já é só de 2 %.

Depois, isto também aflige muito entendido, pois o caso pode tornar-se incontrolável! Incontrolável? Mas então com os salários na mesma e os preços a disparar, para o povo que tem de pagar a prestação da casa, os estudos dos filhos, os transportes, a alimentação em alta, etc., não está já incontrolável? E para os que estão desempregados ou vivem do RSI? Talvez o povo não tenha estudos para entender tudo isto. Os economistas disso não têm culpa. Coitados fazem o que podem. Até mais! Que o diga o Dr. Constâncio. As voltas que dá à cabeça, para nos fazerem entender que em Portugal, está tudo bem!

Ainda não fica por aqui. O dinheiro está bestialmente caro e as matérias-primas também. Pobres dos empresários. Só nisto, (salários e matéria- prima) lá vão 50 % dos custos! Há o risco de começarem a abrir falências em série! Coitados dos empresários. Quanto ao povo não há problema, já têm a flexisegurança! E o subsídio de desemprego! O governo já criou 130 mil postos de trabalho! E vai até aos 150 mil ! Não temos trabalhadores para tanto emprego!

 

Para o povo, entre os que leem tudo, mesmo sem perceber nada, é assim que pensa: “eu quero é com o mesmo dinheiro comprar sempre as mesmas batatas !Claro, quando a inflação sobe é assim.  Por aquilo que se entende, com dificuldade, é que os economistas estão divididos, uns querem que o povo fique com o mesmo salário (sem correcção!). Logo com menos batatas! Outros, mais bonzinhos, querem que o salário seja ajustado da mesma percentagem, que a inflação subiu. Logo com as mesmas batatas. Outros, ainda, dizem que os salários não devem estar relacionados à inflação, mas, aos ganhos de produtividade. Claro. É assim mesmo. Se o Zé quer ir atrás da inflação, sem a perder de vista, então, deve é trabalhar mais. Se não come menos! Porque batatas são batatas. Não dá para esticar! Em que ficamos?

 

Trabalhar mais, comer menos, vestir pior, não fazer férias, pagar juros mais altos, vender o carro (se o tiver) etc. e não pedir aumento! Por aqui nos ficamos, antes que nos chamem demagogos . Não, sem antes deixarmos ficar uma pergunta ingénua. Muito ingénua mesmo!

O povo ao ler isto vai, certamente, ficar com a sensação de que é ele que resolve a crise? Pois tudo passa por ele! Quando à crise é ele sempre ele que aperta o cinto. Faz lembrar o Salazar; prendam os suspeitos do costume.

 

Tal como já aconteceu com o défice das finanças públicas! Apertámos o cinto e ele desceu. O povo está desconfiado que ainda haverá muitos mais furos para apertar. Coitado, pensa assim, porque não tem instrução para mais. Mas se por acaso estivermos errados e o povo estiver certo? Caberá, então,  perguntarmos: afinal para que servem os economistas ? Só para assustar o povo? 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub