PROFECIA CUMPRIDA

Nó Górdio, uma história que nops deixa a pensar ….
Conta-nos uma certa lenda que o rei da Frígia morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo anunciou que o próximo rei chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês, de nome Górdio, que foi coroado.
Querendo não esquecer o seu passado humilde, este camponês utilizou uma carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus, e amarrou-a com um nó a uma coluna, tal nó era impossível de desatar.
Górdio reinou por muito tempo, e quando morreu o seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, porém morreu sem deixar herdeiros. O Oráculo foi ouvido novamente a declarar que quem desatasse o Nó Górdio dominaria toda a Ásia Menor.
Quinhentos anos se passaram sem ninguém conseguir desatar o nó, até que Alexandre, o Grande, ao passar pela Frígia ouviu a lenda e, intrigado com a questão, foi até ao templo de Zeus observar o feito de Górdio. Após muito analisar, desembainhou a sua espada e cortou o nó. Lenda ou não o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois.
Alexandre, o Grande, resolveu de forma simples, concisa e eficaz um problema que já perdurava há quinhentos anos.
Analisando o problema de outro modo e observando a questão por outro prisma. Agora pensemos: quantos “nós górdios” não desatamos na nossa vida? Hoje, que conhecemos a solução, está na hora de os cortarmos? Se tivermos força para tal ou, nos deixarem fazê-lo ….