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O ENTARDECER

O ENTARDECER

Primeira Autoestrada em Portugal

 

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A primeira autoestrada portuguesa foi o troço construído entre Lisboa e o Estádio Nacional - início da futura auto-estrada Lisboa-Cascais - que foi inaugurado em 28 de Maio de 1944.
Mandada construir pelo então Ministro das Obras Públicas e Comunicações, engº Duarte Pacheco, com os seus 8 quilómetros de extensão entre Lisboa e o Estádio Nacional e com o pavimento totalmente em cimento e brita, foi uma das primeiras a nível mundial. 
Inicialmente foi denominada oficialmente como Estrada Nacional nº 7 (EN 7), tendo recebido a actual denominação quando as autoestradas passaram a ter uma numeração diferenciada. Era popularmente conhecida por Autoestrada do Estoril.

No seu final, na zona do Estádio Nacional, tomava-se uma via secundária (onde hoje se deriva para Queijas) que a ligava à Estrada Marginal, no Alto da Boa Viagem.

Alto da Boa-Viagem

Aspectos de fases da construção

A autoestrada tem início no Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, que foi projetado pelo engenheiro João Alberto Barbosa Carmona (que também dirigiu as obras iniciadas em 1942) e inaugurado também a 28 de Maio de 1944. Este viaduto que continua sendo o maior da cidade de Lisboa, é feito de betão armado, medindo 505 m de extensão, incluindo muros da avenida. O seu custo ascendeu a 16.691 contos (83.455,00 €) e nele trabalharam 4.100 operários.
“Viaduto Engº. Duarte Pacheco”

Fases de construção do “Viaduto Engº. Duarte Pacheco”

Carro de assistência do ACP no início do “Viaduto Engº. Duarte Pacheco”

Só em 1991 seria inaugurado o troço Estádio Nacional - Cascais, na distância de 17,1 quilómetros, que concluiria a auto-estrada Lisboa-Cascais.
A segunda autoestrada portuguesa viria a ser inaugurada só em 28 de Maio de 1961, que ligaria Lisboa a Vila Franca de Xira, na distância de 23 quilómetros. Este troço seria o início da futura A1 que ligaria Lisboa ao Porto e que só viria a ficar concluída em 1991.

Autoestrada Lisboa - Vila Franca de Xira
Praça das portagens Nó de Alverca
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste GulbenkianHemeroteca DigitalArquivo Municipal de LisboaRetratos de Portugal
O presidente do Conselho de Ministros experimentou, na véspera da cerimónia oficial, os menos de 23 quilómetros que ligavam Lisboa e Vila Franca de Xira e que haviam custado 303 mil contos, e que pelas suas contas, deveriam estar amortizados em 30 anos, com um preço de portagem para os veículos ligeiros de 5 escudos. 

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