Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

OS PASTORES, AS OVELHAS E A SERRA

Parece que a subida dos rebanhos à Serra da Estrela, onde vão passar os meses de verão, acontece depois da tradicional romaria da bênção das ovelhas, que ocorreu no domingo, na aldeia de Folgosa da Madalena.

Cerca de mil ovelhas do concelho de Seia vão subir no sábado para a Serra da Estrela, acompanhadas por pastores e turistas, durante a terceira edição da Festa da Transumância e dos Pastores, foi esta terça-feira anunciado.

"Os rebanhos partem do largo da Câmara [no centro da cidade de Seia , prosseguindo a viagem pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro", adianta a organização.

A Festa da Transumância e dos Pastores é organizada pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) em parceria com o município de Seia e em articulação com os pastores locais, "que todos os anos sobem à montanha em busca de melhores pastos, uma tradição secular que no concelho de Seia ainda se mantém".

A organização desafia o público a subir à montanha e a "deixar-se levar por uma autêntica sinfonia de homem e natureza, onde não há lugar para os espetáculos comuns". 

Promovido em articulação com os pastores que ainda mantêm esta prática e integrado no evento regional a “Grande Rota da Transumância”, que tem como grande objetivo preservar e dignificar este ofício, ainda tão enraizado na comunidade pastoril do nosso território, a "Festa da Transumância e dos Pastores" agrega três grandes momentos:

- A romaria das ovelhas à Festa de S. João, na Folgosa da Madalena, a 23 de junho;

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.