Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

O que é ser Bombeiro Voluntário?

 

Bombeiro voluntário é um indivíduo que integrado de forma profissional ou voluntária num Corpo de Bombeiros, tem por actividade cumprir as missões destes, nomeadamente a protecção de vidas humanas e bens em perigo, mediante a prevenção e extinção de incêndios, o socorro de feridos, doentes ou náufragos, e a prestação de outros serviços previstos nos regulamentos internos e demais legislação aplicável.

Depois disto que fica dito acima, e se alguém perguntasse a alguém quais são os grupos mais ignorados pelos políticos, a resposta não andaria longe desta: Velhos, doentes e bombeiros voluntários. A estes, deveriam ser acrescentados os supostos animais de estimação!  

Só que os animais de estimação, além de lei a protegê-los, têm muitos donos seus amigos do coração. Segundo a lei sobre os animais de estimação, os seus donos ficam obrigados a garantir o seu bem-estar! Talvez que aos velhos e doentes devesse acontecer o mesmo. Infelizmente, isso não acontece!

Dentro de uma sociedade de puro esbanjamento e com algum constrangimento lemos nos jornais:

1 – Comércio de usados importados sobe 24%!

2 – Em Portugal implica confrontar os portugueses com o seguinte: “meus caros, não podem trabalhar como Napolitanos e, ao mesmo tempo, exigir o estado social dos bávaros!

3 – Multas de trânsito já renderam 33,6 milhões!

4 – Bispo diz que basta de fogos e o que tem sido feito não chega!

5 – O Estado injecta mais de 3 mil milhões em EMPRESAS PÚBLICAS!

6 – Dívida do sector público custa 3067 euros a cada português!

7 – Bancos e Aforradores emprestam mais dinheiro ao Estado!

8 – O Siresp está envolto numa falta de transparência em termos organizativos e de grupo, custos monetários para o contribuinte, interesses pessoais, etc., que o Governo já devia ter esclarecido ao povo português!

9 – O carvalho, parente não muito afastado do eucalipto (dito de direita), que se prepare para ser acusado, também!

10 – O matagal interminável, deve ter uma grande cunha! Ninguém o quer acusar!

11 – Uns certos plátanos, muito viçosos, também estão na graça do senhor! Foram estrategicamente colocados pela autarquia de Mêda, para tapar os cartazes publicitários da oposição. Ficarão completamente protegidos!

12 - As Câmaras e o Governo não fizeram o trabalho de protecção!

13 – Manteve-se a aposta errada, num sistema baseado em voluntários! Então que fizeram as outras classes de bombeiros?

14 – Os bombeiros são carne para canhão! Só se fala nos bombeiros quando acontecem catástrofes. Quando se criam estratégias e comissões para melhor enfrentar os fogos, os bombeiros nem sequer são convidados a participar! Está tudo dito!

15 – Portugal é 6º. nos gastos policiais!

16 – Emigração deixa mais velhos em Portugal! Cuidado com a taxa de desemprego! Segundo trimestre de 2014 o total de emigrantes foi de 907 100! (Claro, no tempo do governo anterior). 

17 - Os bombeiros queixam-se de que a comida que lhes é servida em palco de operações é pouca fria e não tem qualidade. Mais um caso a manchar a debilitada imagem da governante.

 

Que espécies de Corpos de Bombeiros existem?

Nos municípios podem existir os seguintes corpos de bombeiros:
a) Corpos de bombeiros profissionais;
b) Corpos de bombeiros mistos;
c) Corpos de bombeiros voluntários;
d) Corpos privativos de bombeiros.

 

Trabalham arduamente durante horas seguidas, debaixo de temperaturas elevadas, a combater as centenas de incêndios que deflagram no País. Arriscam a vida e recebem como recompensa 1,70€ por hora. São bombeiros voluntários e estão revoltados com a quantia que ganham. A opinião é partilhada por vários soldados da paz e respectivos comandantes das corporações. No entanto, o assunto é visto como delicado e ninguém ousa dar a cara para denunciar a situação. “Recebemos 1,70€por hora. Todos dizem que os bombeiros voluntários têm muitos meios, mas quando temos de combater os incêndios vejo sempre as mesmas caras”.