Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

O NOSSO EGOISMO, DE CADA DIA E HORA

 

 Diariamente, somos confrontados com inúmeras demonstrações de egoísmo partindo de nós ou a pairar à nossa volta.

- É aquele passageiro que entra no transporte colectivo e corre para um lugar vazio, sem olhar se tem algum idoso, alguma senhora grávida, ou uma mãe com criança, que precisaria de melhor cómodo ou segurança!

- É prendermos a porta do elevador enquanto se vai concluindo a conversa ou nos despedimos demoradamente.

 Infelizmente, há muitos exemplos a serem dados, de egoísmo explícito. Se sentirmos que estamos sendo empurrados para fazer coisas deste género, e escutamos, mesmo, uma voz crítica incitando-nos a fazer o que ela quer, saiba tratar-se de conversa fiada do seu ego. Neste caso lembre-se do uso do sal na comida. Como tempero, alegra o nosso gosto, como egoísmo faz faz-nos ter sede e estragando-nos a digestão.  

O egoísmo de cada um de nós, é um dos grandes males da Humanidade, conduz-nos à fonte geratriz de orgulho, de prepotência, de ingratidão, de desordem, de rebeldia, de violência, de sovinice, mesmo de indiferença.

Está mais do que na hora de modificarmos o nosso egoísmo de cada dia, para um altruísmo nosso de todos os dias.

Pensemos nisso, não esquecendo que o nosso passado nos pode ter criado hábitos egoístas que algum dia terão de ser banidos dos nossos comportamentos, se quisermos para os outros, aquilo que mais desejamos para nós próprios!

Com isto podemos fazer uma nova nação e um novo povo, amante do combate à corrupção.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.