Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

O FUTURO EM 2020

46% Dos estudantes acredita que estará fora em 2020

Por Ana Maia29 setembro 20 14  - DN  

Quase metade dos universitários (46%) que participaram no estudo Geração 2020 - O Futuro de Portugal aos olhos dos Universitários acredita que nessa altura vai estar a viver fora de Portugal.

O trabalho, elaborado pela Imago-LLORENTE & CUENCA em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, analisa a confiança e relação que os jovens universitários mantêm com diversos tipos de instituições.

Além de "Esperança", referido por 52% dos 1100 inquiridos entre os 18 e os 30 anos, e "Emigração" (50%), de um conjunto de 19 conceitos, positivos e negativos, que são associados a Portugal, os termos mais referidos pelos jovens são "Desemprego", "Pobreza", "Solidariedade", "Revolução", "Cultura" e "Juventude", com valores acima dos 30%.

Quanto às entidades que devem fazer reformas mais profundas ao serviço do interesse público são os partidos políticos as instituições mais mencionadas (95%, segundo o estudo), à frente do sistema judicial (89%) e da União Europeia (50%). Apenas 8% dos universitários acredita que são eles próprios que devem mudar, registando-se a mesma percentagem de referências à necessidade de mudança na sua família.