Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

NOVO MODELO DE ENSINO –

 

 

O descalabro nos resultados das provas de aferição leva os encarregados de educação a pedir mudanças urgentes ou seja, contestam o modelo do autocarro na sala de aula, com todos os alunos a olhar para as costas dos colegas!

É certo, que estamos a competir mundialmente com uma série de países - não é só a China, são os EUA, a Inglaterra, a Polónia - que têm, em muitos aspectos, uma educação mais exigente que a nossa e com melhores resultados que a nossa. Isso significa que temos de recuperar o nosso atraso. E, nesse sentido, ao vermos uma percentagem tão elevada de negativas e possíveis reprovações, significa que ainda temos um longo caminho a percorrer. Caminho esse, a ser realizado sem falarmos na educação dos governos anteriores!

Somos um país que ainda luta contra o abandono escolar e que tem altas taxas de reprovação...  É verdade. Deveríamos ter feito grandes progressos nos últimos anos e isso não aconteceu, desse facto deveriam ser responsáveis os professores, os directores e as escolas. Não conseguimos baixar a taxa de abandono nos últimos quatro anos. Por outro lado fizeram-se mexidas ao sabor do nosso individualismo, sem respeito pelo esforço dos anteriores responsáveis e de uma continuidade sempre de respeitar.

O importante é o seguinte: não podemos mascarar a realidade em relação à educação, pelo contrário, devemos reconhecer a realidade, actuar sobre ela, ser mais ambiciosos e querer que os nossos jovens saibam mais. Não podemos olhar para os resultados educativos que são ainda fracos e pensar "vamos mascarar esta realidade" seja eliminando avaliações, ou baixando o nível dos exames e das provas, ou simplificando os programas. Não podemos pensar assim, devemos pensar ao contrário. Temos de pensar que os nossos programas devem vir a ser ainda mais ambiciosos, que os nossos jovens devem saber ainda mais.

As Associações de pais defendem ainda, que é preciso incentivar as crianças no gosto pela descoberta. Numa mudança feita com calma mas com alma e serenidade, envolvendo todos os intervenientes, no respeito pelos anteriores responsáveis e no desejo de melhor futuro, acima de tudo sem politizações neste campo do ensino e das crianças repletas de sensibilidade.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub