IMPORTAÇÃO DE CARROS USADOS
Estão afogando os países em desenvolvimento. Em Portugal este facto trouxe algumas interrogações à população, quando esta se apercebeu que as ruas e largos há sua volta, estavam pejados de carros, como nunca haviam visto. Afinal, tanto se falava de austeridade e a visão é de que toda a gente havia ficado rica, desde 2016!
Carros importados de segunda mão estão sendo enviados para todo o mundo. Da Bélgica a Benin, dos Estados Unidos até a Ucrânia. De 1997 a 2007, a quantidade de veículos em segunda mão vendidos no mundo cresceu de 1.243.140 para 4.778.657, um aumento de 284%.
Tudo isto no maior silêncio! Numa publicação que veio a lume, soube-se agora, que a venda de carros usados estrangeiros importados disparou entre Janeiro e Abril deste ano, aumentou 24% face ao mesmo período do ano transacto. Este aumento foi transversal, ou seja, em todas as categorias, incluindo nos carros desportivos!
Está bem de ver que a importação de um carro importado, pode trazer vantagens ao país, mas, também trará muitos inconvenientes. Tudo isto, salvo opiniões contrárias, deveria ter sido discutido publicamente, mesmo na Assembleia da República!
- Os motoristas mexicanos e outros, não foram afectados pelos preços voláteis do petróleo devido ao subsídio fornecido pelo governo federal ao combustível, e por isso eles não hesitam em comprar um veículo ineficiente. “Todo o veículo que entra no México, é um aumento no subsídio ao combustível, que já representa 50% das despesas do país com a educação.
- Também no México, e calculando os gastos do Fundo de Estabilização do Combustível viu-se que o resultado é mais de duas vezes a quantia gasta em campanhas de combate à pobreza e 1,4 vezes o orçamento da saúde.
- Devido ao aumento dos preços do combustível, motoristas nos Estados Unidos têm trocado os seus carros de grande consumo de gasolina por híbridos mais eficientes e por carros compactos.
- Estas políticas, estão minando os transportes sustentáveis; estamos subsidiando um país altamente motorizado e poluente”.
- Devido ao aumento dos preços do combustível, motoristas nos Estados Unidos têm trocado os seus carros de grande consumo de gasolina por híbridos mais eficientes e por carros compactos.
- O valor bruto destas vendas é de aproximadamente US$ 9 bilhões por ano. Estes veículos representam uma percentagem crescente da frota de muitos países em desenvolvimento, embora levem a acidentes rodoviários mortais, e sejam menos económicos contribuindo para a má qualidade do ar.
Afinal, quem beneficia com esta política de importação de veículos em segunda mão?