Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

DE ROMA A ASSIS

 

Na viagem de Roma a Assis em comboio, de um dia inteiro, descobre-se uma cidade perfeita e encantadora na zona rural italiana. Começa-se o dia por conhecer Orvieto, seguido de um almoço próximo ao Lago Trasimeno. Depois visita-se o Património da Humanidade, na cidade de Assis na Úmbria, aprendendo muito sobre o seu padroeiro, São Francisco de Assis e, em seguida, visita-se Santa Maria degli Angeli, para admirar a sua Basílica do século IX, que já foi idolatrada pelo santo. A Basílica de São Francisco é na verdade composta por duas igrejas: a inferior (1228-1230), a superior (1230-1253)  e uma cripta, escavada em 1818, com a tumba do Santo.

Numa breve história sobre a vida de São Francisco, nascido em 1182 e proclamado santo pela Igreja Católica em 1228 (dois anos após sua morte),  Francisco era o filho de um rico comerciante. Os primeiros anos de sua juventude foram marcados por todo conforto, luxo, segurança e prestígio proporcionado pelo dinheiro paterno.

A partir dos 23 anos iniciam-se os primeiros sintomas daquela longa crise espiritual que o levaria a viver uma vida de renúncias, que depois seria transformada num programa franciscano. Nessa época ele abandonou definitivamente as armas para abraçar a milícia de Cristo, as palavras do Crucifixo de S. Damião, que lhe pede para reparar a sua igreja; a renúncia aos bens paternos e a resolução de se dedicar a uma vida de absoluta pobreza que lhe era sugerida pelo Evangelho.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS