DE BESTIAL A BESTA
Se há lições que tenho retirado é que podemos passar de bestiais a bestas, num simples estalar de dedos. O inverso já não é bem assim, demora o seu tempo. Contudo, fixemo-nos no passar "de bestial a besta", já que é o mais comum e vejamos o seguinte:
- Até podemos ser super atenciosos, estarmos sempre "ali", sermos uns amores, que basta não sermos a favor de algo que convém à outra pessoa, que tudo muda;
- Uma simples "chamada de atenção" ou um pequeno reparo, mesmo bem, intencionados, podem não ser vistos com bons olhos e ser um bom motiva para passarmos à condição de besta;
- Não compactuarmos com uma dada situação, por qualquer razão, basta para sermos afastados.
- Posto isto, restam-nos poucas alternativas: Então o que é ser “BESTIAL”? E O QUE È SER BESTA?
5.Na volta, todos temos um pouco de “ZÉ POVINHO”, porque também este passou rapidamente de “BESTIAL a BESTA “ e de “BESTA a BESTIAL”: Se não acredita medite:
Diz ele; o meu nome é Zé Povinho, pois então! “Represento, na perfeição, todas as características do nosso povo, sejam elas boas ou más.”
Após o 25 de Abril ajustei-me, mantendo velhos hábitos, em vez de os corrigir, permitindo que novas injustiças e novas albardas surgissem cobertas com um fino verniz de democracia.
Hoje, o Zé Povinho é menos analfabeto, mas perdeu algumas qualidades estimáveis como a simplicidade e a naturalidade de outrora, bem como algumas raízes culturais importantes, adquirindo novos costumes pouco recomendáveis. Mas enche páginas na Internet. Por lá o ficámos a conhecer melhor e por lá o pudemos divulgar. Quanto a valores foi-os perdendo e hoje se puder dá uma "facadinha" no melhor amigo, sem olhar para trás.
De algum tempo a esta parte, os mais "vivaços", vegetam dentro daquilo a que todos chamam de "SISTEMA". Na verdade, ninguém sabe explicar o que isto é, mas dá jeito falar nele, para dar a perceber aos outros, que se é muito entendido!
Hoje, Zé Povinho também representa do povo aquilo que ele tem de pior. A mentira, a denúncia, a traição, o oportunismo etc., etc. Votou à esquerda para mandar e ficar rico com pouco trabalho, mas lixou-se e passou a besta..... Votou à direita mas sem esquecer a sua esquerda e voltou a lixar-se. Hoje, já não sabe para onde se virar e ainda vai acabar no "ZÉ POVINHO" de antigamente. Simples, bom e muito honesto, o que não evita que o dito "SISTEMA" o venha a denunciar como "amigo do alheio" para dar cobertura aos verdadeiros "amigos do alheio"! Ele há tantos por aí….. é só mais um!
Foi este povo, cheio de qualidades e defeitos, com a ajuda de forças naturais, esquecendo os trsidores, mas desprezado na sua terra e orgulhoso dela em terra alheia, que venceu tudo e todos e fez justiça com uma honrosa taça na mão. Que deus abençoe esta gente que fala português com tantro orgulho! Viva Portugal.