Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

CASAMENTOS DESVIRTUADOS?

Vocês viram a noiva preparando-se para entrar no salão? Tinha maquiador, mestre de cerimónia, as câmaras todas apontadas para ela, parecia mais uma estrela da imprensa! O noivo, coitado, ficou jogado lá no canto.

“Aposto que se o noivo resolvesse ir embora da festa, ninguém iria perceber.” (Diálogo entre duas responsáveis de uma empresa do ramo, durante a realização de uma festa de casamento).

É notável que a feminilidade que aparece no mundo dos casamentos pareça estar ligada a alguns elementos estéticos (laços, rendas, cor-de-rosa) e o vestido de noiva – talvez o mais emblemático dos elementos rituais do casamento – parece encarnar alguns deles.

Nota a respeito de uma loja especializada nestes vestidos é um exemplo:

Feminilidade ao extremo. A verdade é que para cada noiva existe um vestido perfeito esperando para ser descoberto. E a nova coleção foi escolhida para agradar a mulheres de todos os estilos, desde as românticas até às modernas, passando pelas tradicionais e pelas mais ousadas. Com o objetivo de trazer à tona todos os elementos da feminilidade, a loja oferece modelos rendados – que ainda estão na moda! – Silhuetas bem marcadas e toques de brilho, tudo para realçar as qualidades de cada noiva e transformar os seus sonhos em realidade.”

Com o cor-de-rosa fazendo as vezes de metonímia que revela a volta de um comportamento típico da “mulherzinha”, a antropóloga fala de um fenómeno recente no qual uma mulher “cansada do mundo competitivo do trabalho e das responsabilidades sociais, sonha em voltar para casa e dedicar-se ao marido e aos filhos (...) uma espécie de nostalgia de um tempo perdido em que o papel feminino estava restrito ao de esposa e mãe.

”O mundo dos casamentos parece ser uma arena privilegiada só para o exercício deste modo peculiar de viver a feminilidade.”

O Que ensina a Bíblia sobre o casamento? O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homem e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus juntou, não o separe o homem.” 
Como devem os maridos tratar as suas esposas? A Bíblia diz em Efésios 5:25-28 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como aos seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si m
esmo.”

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.