Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

A MIRAGEM SOCIALISTA

luzdequeijas - 02.15

ELEIÇÕES DE JULHO DE 2010

Apesar de reforma na previdência, socialistas teriam vantagem de seis pontos sobre o partido conservador, se a eleição ocorresse agora 17-07-2010)

- O governo socialista da Grécia manteve uma confortável vantagem sobre os adversários conservadores, apesar de uma impopular reforma providenciaria, mostrou uma pesquisa divulgada neste sábado.

Nas eleições de Fevereiro de 2015.

O Partido Pasok (SOCIALISTA) ficou em último! tudo foi diferente! A pesquisa, publicada na edição de sábado do jornal Axia, mostrou que os socialistas teriam 36 por cento dos votos contra 30 por cento do partido conservador, se a eleição ocorresse agora. Seguem-se, ambos com 17 deputados, o partido de extrema-direita Aurora Dourada e a nova formação centrista To Potami (O Rio). O Partido Comunista ficou com 17 lugares e por fim, ambos com 13 deputados, oPASOK e o ANEL.

 

Afinal, António Costa não é nem deixa de ser Syriza. A única certeza que tem é que o PS não quer ser equiparado aos socialistas do PASOK. “A única e verdadeira lição que tirou da Grécia é que o PS em Portugal não é nem será o PASOK”. Porquê? “Porque não estamos cá para seguir as políticas de austeridade que têm sido seguidas, mas sim para criar uma alternativa”, disse durante a abertura da Comissão Nacional do PS, que decorre este sábado em Setúbal.

O resultado das legislativas gregas teve efeito imediato sobre os mercados, com o euro a cair pontualmente ao seu nível mais baixo em mais de onze anos, face ao dólar. O primeiro ministro britânico David Cameron, comentou no Twitter que “as eleições gregas aumentam a incerteza económica na Europa”. O presidente francês François Hollande felicitou Tsipras pela vitória, sublinhando a vontade de manter a cooperação entre os dois países em prol do crescimento e estabilidade da zona euro.