Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

A MENINA MARTA

Por gentileza do jornal da Costa do Sol ( em devido tempo), sob o título Else Althausse, o Génio Famoso de Linda a Pastora. 

Else foi uma artística plástica alemã e trouxe para Portugal o o então chamado "Estilo Novo" e foi precursora das artes gráficas modernas. Trabalhou como ilustradora da Revista ABC e do seu suplemento infantil, o ABC - zinho.

O seu expólio encontra-se no Museu Soares dos Reis e nele há uma aguarela da capela de Valejas e um desenho à pena inspirado no cemitério de Carnaxide. Um dos fulcros dessa actividade cultural situava-se na Casa da Marta, de Marta Ziegler, que viera para Portugal depois da Primeira Grande Guerra, foi enfermeira da Cruz Vermelha, trabalhou com o Prof. Carlos Santos e era apelidada de " Menina Marta" pelos habitantes de Linda a Pastora, aos quais facultava dedicadamente serviços de enfermagem gratuitos.

Os mais idosos lembram-se ainda bem dela. Morava no actual Beco Manuel Pereira Azevedo, n.º 2, para onde Hein Semke se transferiu quando foi viver com ela. 

Deste passado lembramos ainda em Linda a Pastoa o fulgor do grande Cesário Verde, além de outros também dignos de srem recordados e não só na toponimia local.  

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.