Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

A GLOBALIZAÇÃO DO PLANETA

 

A globalização do planeta, com “pezinhos de lã”, pouco a pouco, está a transformar o mundo numa “aldeia global”, na qual a variedade de culturas e costumes em breve será transformada e apelidada por todos de uma monótona e enfadonha pasmaceira.

Tudo isto terá começado a ganhar estatuto e forma no início da idade Moderna, com o surgimento de uma economia à escala mundial, evoluindo de uma forma histórica mas cumulativa e, tudo indica, irreversível. Porém, tal ocorrência tornou-se mais palpável e afirmativa na segunda metade do século XX, precisamente depois dos anos 80, quando, por imposição do neoliberalismo, a Humanidade ganhou consciência da mundialização da economia.

As economias deste ou daquele país, já não se referem, como antes, à indústria feita naquele país pelos seus nacionais, passou a significar a indústria dominada pelo capital de determinado país em várias partes do mundo, envolvendo técnicos e operários de várias nacionalidades. Assim, uma crise na sua sede financeira, atinge toda essa empresa bem como as pessoas e economias a ela ligadas.

Sem muito prejuízo da competitividade mundial, e com a produção normalizada e preços de custo estabilizados, abrem-se caminhos para dominar os graves problemas do desemprego, sem prejuízo do nosso nível de vida e com toda a abertura para o homem cuidar deste planeta, pois, parece não ter outro, se este atingir estados perigosos de poluição, para viver

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.