Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

UMA FRASE FEITA

 

Há uma frase feita, mas que deve ser aqui recordada: a liberdade não pode existir sem lhe estar associada a responsabilidade. Já se sabe que o exercício da minha liberdade termina onde começa a liberdade dos outros. É por isso que vimos antes existir toda uma série de limitações à liberdade de expressão e informação- justamente para garantir outros direitos dos cidadãos. Mas os jornalistas não podem repousar a sua consciência apenas nisto, não basta descansarem no facto de não estarem a incorrer em nenhum dos constrangimentos penais ou civis previstos. O jornalismo é uma profissão com profundo impacto social. Isto quer dizer que tudo o que é publicado ou difundido através dos media, por um lado, não pode ser alterado ou apagado, a partir do momento em que entrou no espaço público e, por outro lado, pode deixar marcas irreparáveis em entidades individuais e coletivas.

Os media podem ser usados perversamente para fazer campanhas contra ou a favor de pessoas e grupos, para destruir mesmo a vida de alguém, sem que haja qualquer instância de regulação a moderar ou equilibrar a sua atitude.

É certo que os visados podem invocar a iniciativa de corrigir um erro que involuntariamente tenha afetado o seu trabalho. Mas, é impossível eliminar por completo os efeitos da primeira informação, não apenas porque, nem toda a gente que a recebeu terá conhecimento da retificação como porque há sempre no seio do público uma impressão inicial que nunca mais se apagará.