Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

TEORIA DAS TRÊS IDADES

 

O fundamento místico da doutrina de Joaquim de Fiore é a do "Evangelho Eterno", fundado na interpretação do texto em Apocalipse 14:6.

Suas teorias podem ser consideradas milenares , ele acreditava que a história, por analogia com a Trindade , foi dividida em três épocas fundamentais:

  • A Idade do Pai,que corresponde ao Antigo Testamento , que se caracteriza pela obediência da humanidade com as Regras de Deus;
  • A Idade do Filho,entre o advento de Cristo e 1260, representado pelo Novo Testamento , quando o homem tornou-se filho de Deus;
  • A Era do Espírito Santo,iminente (em 1260), quando a humanidade estava a entrar em contato direto com Deus, alcançando a total liberdade pregada pela mensagem cristã. O Reino do Espírito Santo, uma nova dispensação do amor universal, de proceder a partir do Evangelho de Cristo, mas transcende a letra dela. Nesta nova era da organização eclesiástica seria substituído e a Ordem da Just iria governar a Igreja. Esta Ordem dos Justos foi mais tarde identificado com o franciscano ordenar por seu seguidor Gerardo de Borgo San Donino .

De acordo com Joaquim, somente nesta terceira idade será possível entender realmente as palavras de Deus no seu significado mais profundo, e não apenas literalmente. Ele concluiu que esta era começaria em 1260 baseado no livro do Apocalipse  (versículos 11:3 e 6, que menciona "um mil duzentos e sessenta dias").  Neste ano, em vez da parusia  (segundo advento de Cristo), uma nova época de paz e concórdia começaria, tornando a hierarquia da Igreja desnecessária. Joaquim distingue entre o "reino de justiça" ou de "lei", numa sociedade imperfeita, e o "reino da liberdade" numa sociedade perfeita.

Conclusão

No centro da herança visionária de Joaquim de Fiore, encontramos a ideia de uma "fase final" da História, uma época vindoura de fraternidade e de plena liberdade para o ser humano. O apogeu da história será sinalizado pelo aumento da espiritualidade no mundo, um tempo do intelecto e da ciência.