Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

Sejamos Gratos

 

O sentimento de gratidão traz-nos bem-estar e alegria. E esse estado de espirito torna-nos mais aptos para a criatividade, enfortalece-nos a autoestima e desperta-nos boas ideias para vermos com maior eficácia as oportunidades que nos surgem. Além do mais, os nossos sentimentos despertam-nos factos que ajudam a fortalecer esses mesmos sentimentos. Dito de outro modo, a gratidão ajuda a atrair novas situações pelas quais nos sentiremos ainda mais gratos. Ficamos desta forma dominados pela lei do atracão.

Para aumentarmos esse sentimento de gratidão, podemos ainda deitar mãos de práticas simples, que nos garantem resultados seguros. Façamos, pois, uma lista com pelo menos duas ou três dezenas de coisas que nos despertaram gratidão (coisas materiais, pessoas, habilidades que temos, o nosso animalzinho de estimação...).  Coloquemos essa lista na mezinha de cabeceira para não nos esquecermos de a ler antes de dormir, tentando despertar em nós o sentimento de gratidão. 

Quanto mais vezes o fizermos mais ele vai aumentando e se habituando a fazer parte da nossa forma de sentir a vida. Este fenómeno irá repetir-se sempre que nos focamos nas coisas que nos despertam essa gratidão, mais a nossa mente parte à descoberta de outras coisas que também nos fazem ou fizeram sentir gratos, gerando-se assim em nós um cada vez maior bem-estar.

Isso ocorre por que a mente tem um mecanismo de atenção seletiva. Através deste mecanismo, ela faz-nos encontrar as coisas a que damos mais importância.

Por exemplo: quando uma mulher está grávida, ela começa a ver muitas mulheres grávidas. Mas cuidado com outros fenómenos que parecem iguais mas não o são. Estão hoje publicadas em todos os jornais sondagens em crescendo na ministra Cristas ao saber-se que ela estava grávida! Este não é um sentimento de gratidão. É um sentimento de simpatia pelo nascimento de um ser, através de uma figura pública. Quando o povo mistura sentimentos destes na política, normalmente troca tudo, resultando daí não gratidão mas ingratidão. Isso é muito perigoso!

Mas quando você resolve comprar um determinado carro, e passa a ver nas ruas muito mais unidades daquele carro, é porque está satisfeito com ele e grato por isso.

Fica a certeza de que quanto mais você agradece por se sentir grato, mais a sua mente encontra motivos para agradecer e descobre casos de real gratidão...