Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

OS MOINHOS E A SUA DECADÊNCIA

 

Um moinho é uma instalação destinada à fragmentação ou pulverização de materiais em bruto, especificadamente grãos de trigo ou de outros cereais, por meio de mós. Há dois grandes grupos de moinhos tradicionais, que se classificam pela fonte da energia utilizada para fazer mover a mó:

 

 

Existem ainda, ou existiram, moinhos movidos a traçãso animal (atafonas) ou a electricidade.

A tecnologia dos moinhos foi, por vezes, adaptada para fins bem diferentes dos originais. Na Holanda, por exemplo, o célebre moinho de vento foi, na maioria dos casos, utilizado para acionar bombas hidráulicas movidas a energia eólica, construídas para drenar a água das chuvas para o mar. Atualmente a drenagem, na Holanda, é efetuada por motores elétricos que acionam bombas tipo Parafuso de Arquimedes - ou bomba de parafuso é uma máquina utilizada para transferir líquidos  entre dois pontos com elevações diferentes. A sua invenção é atribuída a Arquimedes.

Afinal, para quando concertar esforços pelo turismo, sustentável, chamando gentes novas de todas as idades, públicos diversificados, potenciando um turismo de natureza, rural, patrimonial, cientifico etc. Criar equipamentos turísticos nas estruturas decadentes dos Moinhos; criar um conjunto de opções turísticas sustentáveis etc.