Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

OS MAIORES DO SÉCULO XX

O século XX que, como alguns defendem, acabou de fechar um ciclo, foi a todos os títulos espetacular. Sobre isso, nem vale a pena duvidar, houve de tudo nos últimos cem anos, Neste mundo em que vivemos e, claro está, também Portugal não fugiu à regra e, deu mesmo, um valioso contributo.

Falar de “maiores” é sempre difícil, mas pelos ataques que sofreram, ao tempo do Estado Novo, são merecedores de tal honraria os muito célebres “Três EFES”. A oposição desse tempo, presentes em Portugal, ou refugiados no estrangeiro zurziu desdenhosamente como responsáveis pela longa governação dita “ditatorial”, nada mais nada menos que Amália Rodrigues (Fado), Eusébio da Silva Ferreira (futebol) e Religião católica (Fátima).

Acresce ter havido o 25 de Abril e terem sido exatamente os políticos da chamada Democracia, quem mandou sepultar duas dessas figuras com as mais altas honrarias!

De Fátima sobressaem os “ pastorinhos”, por sinal: Francisco e Jacinta Marto, irmãos pastorinhos que, segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, entre Maio e Outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica. Beatificados por João Paulo II a 13 de Maio de 2000

As personalidades sepultadas no Panteão Nacional, são:

 É tudo muito estranho! Afinal os políticos do Estado Novo não eram assim tão perversos na sua ação governativa! Prova-o que tomado o poder, eles apoiaram as mesmas pessoas, que os ditadores de antanho!