Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

O SISTEMA

Será certamente oportuno começar pela análise do significado de uma palavra que já anda de boca em boca e, apesar disso, muito poucas pessoas, seguramente, conseguem definir, mesmo com pouca exactidão.

A palavra inigmática, é nem mais nem menos que, ”SISTEMA”. Sendo nos tempos actuais utilizada para o futebol, para a política, na cultura e de uma forma geral em todos os aspectos, mas sempre com um sentido envolto em secretismo e processos pouco claros. É assim como a palavra destino, com o seu fatalismo fora do alcance dos homens (da maioria). Casos típicos, sobre a já frequente utilização da citada palavra, são ouvidos ou lidos no nosso dia-a-dia.

Quando uma qualquer pessoa ouve ou lê uma referência a esta palavra, tudo se passa, como se existissem realmente dois mundos, um do comum dos mortais e outro dos excepcionalmente dotados ou melhor, dos escondidos. Vamos pois admitir que é isto, num acto de grande benevolência.

Basta agarrar em qualquer jornal, ouvir noticiários ou escutar conversas de café, para deparar com casos onde se diz...” foi o “SISTEMA”, é como se quisessem dizer foi a vontade de Deus, todo-poderoso.

Um conhecido político nacional (Rui Rio) dizia:

 

"Se nada for feito, o que vai acontecer é um afastamento entre a sociedade que está a evoluir e o sistema político que está estagnado", ...

 

O “ Sistema “ pode pôr o Homem a fazer tudo, até mesmo a engolir “ elefantes “ ou anestesiado e, na sua boa-fé, julgar-se uma criança crédula e feliz, mesmo sem brinquedos. Porém, que ninguém se engane e compreenda logo que a criança depressa crescerá e se fará homem, percebendo então como foi violentada na sua infância.