Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

O SEGREDO

 

Parece que eles próprios faziam constar tais conhecimentos que, deste modo, chegava ao conhecimento dos seus professores e administradores. O bom nome do Colégio poderia ser abalado! Também se dizia que tinham um código secreto para comunicarem. Ganharam a fama de nunca serem castigados como os outros alunos, por via de serem membros do tal grupo.

Os castigos no Colégio eram originados por atrasos, pequenas mentiras, fumar e outras coisas não muito graves. Naquela altura problemas de drogas felizmente não existiam. Com toda esta fama, os outros alunos suspiravam por pertencer também aos “ Finuras”. Toda esta envolvente de elitismo despertava tentações para se ser também um dos membros do grupo. O que havia de realidade ou não, nunca consegui saber ao certo e creio que a maioria dos alunos também não.

Aquela imagem de admiração pelo secretismo, vejo agora, que mais não é do que consequência do culto do segredo. Com ganhos assegurados para alguns e prejuízos garantidos para as grandes maiorias!

 

António Reis Luz