Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

ILUMINURAS MEDIEVAIS

Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo também se aplica, igualmente, ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. A sua elaboração era um ofício difícil e bastante importante no contexto da Medieval. Portanto, um manuscrito iluminado seria, no sentido estrito, aquele que estava decorado com ouro (ou prata ). 

A palavra 'iluminura' é frequentemente associada a miniatura, termo italiano derivado do latino miniare, que significa pintar com mínio, um pigmento de cor vermelha (podendo corresponder ao cinábrio, isto é, ao sulfato natural de mercúrio ou, segundo outras fontes, ao óxido de chumbo).

 

Os estudos sobre a iluminura em Portugal, até meados dos anos 80 do século XX, estava reduzido a uns quantos trabalhos que procuravam sinalizarem obras de excecional importância artística, mas sem qualquer carácter sistemático. Desde então tudo mudou, graças a uma conjugação de trabalhos sistemáticos em várias áreas. O avanço dos estudos sistemáticos da iluminura em Portugal, possibilitaram que no final dos anos 90 do século XX, fosse possível iniciar uma reflexão e sistematização das temáticas iconográficas.