Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

HOJE COMO ONTEM!

 

Esquerda e direita políticas, são ideologias originadas nas assembleias francesas do século 18. Nessa época, a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero. Era a primeira fase da Revolução Francesa. A Assembleia Nacional Constituinte foi montada para criar a nova Constituição, mas as camadas mais ricas não gostaram da exaltação das mais pobres, e resolveram não se misturar, sentando-se separadas, no lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores e o direito ao conservadorismo e às classes altas. Segundo o filósofo político Noberto Bobbio, os dois lados hoje lutam por reformas, mas a esquerda busca a justiça social e a direita, a liberdade individual. Duas coisas muito relativas!

Justiça Social- Para elaborar a sua teoria de justiça Aristóteles parte de uma definição de senso comum: “A justiça é a virtude que nos leva (...) a desejar o que é justo”. Esta distinção na linguagem corrente significa tanto o legal como o igual. 

Liberdade Individual-Existem padrões de comportamento estabelecidos. Mas nem todos seguem tais padrões. Julgar tais pessoas que pensam e agem de forma diferente da tradicional como "anormais" ou até "insanas" muitas vezes é algo bastante injusto e deve-se ter muita cautela ao tomar uma posição dessas.Acima de tudo, nunca esquecer: “a nossa liberdade acaba, onde começa a liberdade dos outros”, pese, embora, tais fronteiras serem muito latas!

Duas coisas muito relativas! Tais ideologias, mais não fazem que confundir mais ainda os pacatos eleitores, sujeitos como estão hoje em dia, a todo o tipo de manipulação! Trata-se de conceitos ainda mais vazios que os tradicionais “Direita e Esquerda” e também eles, totalmente desvirtuados!

Pobre democracia, por onde andas tu?