Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

GIGANTISMO ESTATAL

 

“OS CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO”

Serão muitas as causas para a existência em PORTUGAL deste pernicioso “Gigantismo”. Contudo, todas elas concorreram muito, para a situação de “bancarrota” que vivemos. Porém, torna-se estranho porque escapam algumas atividades económicas a este “pesadelo estatal”, como sejam, as parcerias público privadas, na construção de autoestradas, barragens, escolas etc.! Nas nossas escolas nada foi alterado de há 30 anos a esta parte! Ou melhor, crescem cada vez mais as escolas do ensino público, sem se saber o que se passa com a qualidade do mesmo! As particulares diminuem! Por que ninguém lhes tira as chapas de amianto do telhado!

Será que a Holanda com 70% das escolas no domínio dos “contratos de associação”, está errada? Ou que os países escandinavos também estão errados quando usam o cheque ensino?

PORTUGAL prefere ver um professor na volta à França, ou nos jogos olímpicos de Londres, em lugar de lhe entregar uma escola para ele gerir e mostrar que sabe ser professor e gestor ao mesmo tempo!  

Está em causa a qualidade do serviço prestado pelas escolas com contrato de associação?

Não foi apresentado qualquer estudo acerca da qualidade das escolas com contrato de associação e das escolas estatais com vagas por preencher!

As escolas com contrato de associação estão em risco de encerrar?

Sim. A conjugação da diminuição do número de turmas com a alteração no montante de financiamento e respectiva fórmula de cálculo coloca-as em risco!