Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

A MORAL E A ÉTICA

Estudar a ética será como estudar a convivência. Aprender a conviver e respeitar os outros é um dos maiores desafios do nosso século. A ética pode ser uma bússola para orientar o nosso pensamento na convivência a ter com o próximo.  

A ética não se confunde com a moral, embora tenham aparente identidade etimológica no seu significado. Ethos, em grego e mos em latim, tem o sentido de costume. Assim, a ética é considerada a ciência dos costumes. Já a moral não é ciência, mas objeto, ou seja, conteúdo da ciência. Como ciência, a ética procura extrair e, ao mesmo tempo alimentar-se dos fatos morais, elaborando diretrizes e princípios aplicáveis nas relações sociais.

Esta matéria é sem sombra de dúvida, uma das mais faladas quando se trata de assuntos ligados à política, em todos os países do mundo.

Sem mais para dizer, essa tal de ética é mesmo difícil de conquistar, parece que nem fomos nascidos para tal, estou enganado ou será que mudaremos com a velhice? Sejamos éticos ao menos uma vez na vida, experimentando, pode ser que tenhamos jeito, e alguma coisa possa mudar na nossa vida, façamos só algum esforço, nada mais, pode ser que um dia cheguemos à pureza de carácter. Vale a pena tentarmos. Mesmo que não consígamos separar a ética da moral!