Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

A IDADE DA REFORMA?

 

Idosos trabalham depois da reforma” 

“ Portugal tem a maior percentagem da União Europeia de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que continuam a trabalhar, segundo o Eurostat. A nível europeu, cerca de sete por cento dos homens com idade entre 65 e 74 anos e três por cento das mulheres trabalham. Apesar de existir uma grande variação entre os Estados-membros, Portugal bate todos os recordes: mais de 30 por cento dos homens e 18 das mulheres nesta faixa etária trabalham, a percentagem, de longe, mais elevada na EU.

A agricultura é o sector mais importante, para os que têm idade igual ou superior a 65 anos, empregando 68 por cento dos homens e 72 por cento das mulheres.”                                                               

Correio da Manhã 14 Setembro 2002

“ Reforma aos 68 adia falência do sistema”

“Atraso na idade de reforma «salva» Previdência “

“ A simples subida de três anos na idade de reforma é capaz de atrasar a ruptura da Segurança Social em 18 anos, de 2033 para 2050. A conclusão é do estudo «Reforma das Pensões»: Uma primeira avaliação, de Nuno Santos e Carla Ferreira, economistas do Departamento de Estudos, Prospectiva e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Segurança Social. (.....)                                                 Com o aumento da esperança média de vida dos jovens pensionistas, o alargamento da idade de reforma é uma opção cada vez mais debatida pelos economistas a nível europeu. A própria União Europeia, na recente cimeira de Barcelona, já recomendou a subida progressiva na idade de aposentação em cinco anos, com entrada em vigor até 2010.    

Expresso 22 Junho 02

Nunca será de mais insistir na pergunta: Que país é este onde nos últimos vinte anos foram atirados para a reforma, compulsivamente, centenas de milhares de trabalhadores? Homens e mulheres, com grande experiência e detentores, aos cinquenta anos, de muita vitalidade.

Quem se importou com toda esta gente, simples e muito digna, com sonhos por concretizar?

Em nome de quê se tomou esta decisão? Com base em que segredos e combinações? Com que legalidade?