Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

A GUERRA FRIA

 

A Guerra Fria foi uma disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética, um país capitalista e outro socialista, que teve o seufim no ano de 1989.

 /album/galeria-de-fotos-a-guerra-fria/divis%c3%a3o%20ideologica%20do%20mundo-jpg/

A guerra fria foi caracterizada pela disputa entre Estados Unidos e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), principalmente a Rússia, após a Segunda Guerra Mundial, onde ambos os países tentavam mostrar a superioridade dos seus respectivos sistemas económicos.

No entanto, esta caracterização pode ser considerada válida, mas com uma série de restrições, apenas num período imediato após-segunda Guerra, até à década de 1950 e logo depois nos anos de 1960 o bloco socialista decidiu dividir-se entre as décadas de 1970 e 1980, onde a China comunista se aliou aos Estados Unidos numa disputa contra a União Soviética.

Por este motivo, o mundo acabou sendo “dividido” em dois blocos: O capitalista, dominado pelos norte-americanos, e o socialista, comandado pelos soviéticos. Sendo assim, este período também ficou marcado pela corrida armamentista que durante 40 anos deixou o mundo diante da ameaça de uma guerra nuclear.