Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

A FORMIGA NO CARREIRO

Andamos de há muito "a encanar a perna à rã" Ou seja, a ir entretendo,a  ir adiando, é assim que estamos e andamos por cá. Estou como o outro: "não me obriguem a ir para a rua gritar"!

Queremos incentivos? Pois bem vamos ver o que se passa com as incansáveis formiguinhas.

Uma sociedade de formigas chama-se formigueiro e pode reunir de centenas a mais de 100.000 formigas.

346677814_d513fa546b_z (1)

As formigas mais conhecidas no Brasil são as saúvas, que representam um dos grandes problemas para a agricultura no país Elas cortam as folhas das plantas, podendo devastar pomares e plantações com rapidez

Os pedaços cortados são levados até ao formigueiro. Elas não se alimentam desses pedaços de folhas, elas utilizam nos como adubos para assim fazerem criações subterrâneas de fungos. Esses fungos constituem o alimento para as formigas.

Existem várias castas numa sociedade de formigas Nos seres humanos também!

A única fértil é a rainha, Os reis são machos férteis. As operárias são estéreis e subdividem-se em várias atividades. Nos humanos é quase assim também!

As formigas que possuem mandíbula grande e são as maiores trabalham como soldados, defendendo o formigueiro. As formigas que cortam e levam as folhas para o formigueiro, carregadoras, são de tamanho médio.

As operárias jardineiras trabalham dentro das colónias cuidando dos fungos e das suas crias.

Na época da reprodução, por volta do início do verão, a rainha e o rei, ambos alados, saem do formigueiro e voam para o encontro nupcial no ar.

Os machos morrem após a cópula. Muitas rainhas também não sobrevivem. A rainha que sobrevive funda um novo formigueiro, iniciando a sua postura de ovos no solo. Ela perde as asas e cava um canal de quase 10cm, que desemboca numa câmara de 1 a 2 cm. Os ovos são colocados logo que ela regurgita um pouco do fungo que trouxe do formigueiro antigo e aduba com as suas secreções. Os espermatozoides obtidos no voo nupcial foram armazenados pela rainha e serão utilizados para fecundar os ovos postos nos anos seguintes.

Nós o humanos, poderíamos ter uma organização política igual a esta, talvez nunca superior. Por tudo isto se percebe a importância dos líderes a serem nomeados pelos humanos! Eles têm de ser competentes e engenhosos para proverem o alimento de toda a sociedade e não a sua falência.ou bancarrota. Não podem, nunca, gastar mais do que têm

E têm acima de tudo de pôr o interesse geral da colónia, acima de quaisquer outros interesses menores ou mesquinhos. Por exemplo comer as folhas reprodutivas!

Quem terá ensinado tudo isto às formigas?