Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O ENTARDECER

O ENTARDECER

EMPREENDEDORES DE SUCESSO

Ao Brasil fomos buscar exemplos daquilo que a esquerda detesta. Ela prefere as mordomias do serviço público, esbanjador por essência!

Empreendedores de sucesso confiam nos seus investimentos e sonhos.

Conheça 5 grandes empreendedores de sucesso e como eles transformaram as suas ideias e sonhos em empresas referência.

Há muito tempo que a vida nos ensinou que os empreendedores são uma das formas mais essenciais para ajudar a economia de um país, criando ideias e projectos que vão de encontro às necessidades de toda uma população. Vamos aperceber-nos, neste texto, de algumas características essenciais nos empreendedores de sucesso e como através do tempo construíram a grandeza das suas empresas, inspirando novos outros empreendedores nos mais variados ramos. A experiência deles, mostra como indispensável o que não é ensinado nas salas de aula, mas é aprendido apenas com a prática.

A explicação para entendermos como identificar empreendedores de sucesso está no próprio significado da palavra empreender. Pessoas ousadas que estão em constante aprendizagem e buscando caminhos e soluções para os seus negócios! Realizando, fazendo e executando estão directamente ligados ao termo empreender. Identificando oprtunidades  oportunidades, que estejam por dentro de tudo que envolve essa ideia e buscando soluções para que elam seja lucrativas e satisfatórias. Vejamos alguns exemplos de empreendedores que chegaram ao ponto de satisfazerem, concretizando, o seu ideal económico e pessoal:

 

  1. Abílio Diniz

Esse é um dos empreendedores famosos tanto no Brasil como no mundo. Filho de imigrantes portugueses, começou a sua caminhada abrindo uma doçaria chamada Pão de Açúcar. Ficou dividido durante sua juventude entre a prática de desporto e os estudos (formou-se em administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo). Aos 20 anos continuou a sua caminhada em busca de conhecimento ingressando como gerente de vendas na empresa do pai e adquiriu conhecimentos importantes, fazendo estudos pelos EUA, que o fizeram investir na fundação do seu primeiro supermercado em 1959.

Abílio é um persistente por natureza. Sofreu diversos reveses na economia brasileira, foi sequestrado, teve de fechar lojas e até demitir mais de 20 mil funcionários. Porém, a sua coragem e insistência fizeram-no buscar soluções práticas no mercado para que as suas empresas mantivessem força e progresso.

Além de tudo, a sua capacidade para enxergar novas oportunidades  fizeram-no expandir os seus negócios como nenhum outro. Além de presidente do Conselho de Administração da BRF, foi sócio da Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar, Extra e Assaí), além das eletros Ponto Frio e Casas Bahia através da sua empresa Globex S/A.

 

  1. Alexandre Costa

Alexandre é o fundador da empresa Cacau Show. A sua história começa com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta, aos 14 anos, em busca de conseguir algum dinheiro que o fizesse erguer o negócio que enxergava como lucrativo. A sua caminhada sempre foi marcada por muito suor e insistência, acreditando sempre que com um mínimo investimento poderia espalhar os seus produtos por todo o país. E foi assim que conseguiu iniciar a grande marca que conhecemos hoje. Ainda com 17 anos de idade, 500 dólares e uma funcionária, Alexandre da Costa fundou a Cacau Show no bairro da Casa Verde, em São Paulo, uma empresa 100% nacional onde a teoria de um empreendedor de sucesso se encaixava perfeitamente com sua personalidade: Uma ideia, o produto e iniciativa fizeram Alexandre contribuir para a economia brasileira, gerando lucros para si e expansão de sua marca, satisfazendo o seu desejo profissional e pessoal.

Hoje a Cacau Show tem 26 anos de história, com mais de 800 lojas franqueadas em mais de 350 municípios por todos os estados brasileiros. Produz empregos para diversas pessoas numa das maiores redes de lojas de chocolate do mundo, com uma faturação que alcança o valor de mais de 100 milhões de reais por ano.

 

  1. António Alberto Saraiva

A história de António Alberto Saraiva é típica de um empreendedor conhecido por força do destino. Isso porque teve que assumir os negócios do pai após ele ser assassinado na própria padaria.

Apesar de dividir o seu tempo com a empresa que assumiu e os estudos de medicina, Alberto conseguiu em determinado momento, forçado pelo espirito empreendedor, conquistar uma personalidade que o fizeram enxergar um investimento que traria muito lucro a um custo popular:  fast-food especializado em comida árabe.

O Habib’s, fundado por ele em meados dos anos de 1988, praticava preços bastante acessíveis com um cardápio muito diferenciado. em 400 estabelecimentos espalhados pelo Brasil.

António caracterizou-se pela visão avançada em oportunidades de negócio. Enxergou um espaço para espalhar a culinária pouco conhecida pelo povo brasileiro até então, com um custo mínimo de produção, possibilitando cobrar preços acessíveis aos mais variados bolsos das famílias brasileiras. Hoje é presidente, além do Habib’s, de redes que incluem a Ragazzo, Arabian Bread, Ice Lips, Promilat, Vox Line e Centrais de Produção em território nacional.

 

  1. Edivan Costa

Edivan Costa foi morador de uma favela e teve de abandonar a sua carreira de jogador para trabalhar como office-boy. Logo foi promovido a coordenador de tesouraria e recebeu um convite pouco comum de um dos sócios da empresa: para se tornar despachante imobiliário autónomo de um escritório de advocacia recém aberto e ainda pequeno.

Apesar do risco de perder todos os benefícios de um empregado fixo, foi nesse momento que a característica de um empreendedor de sucesso nasceu nele, arriscando numa oportunidade de sucesso. Logo recebeu uma grande chance para conseguir 32 alvarás de funcionamento para um grupo local de supermercados na cidade de Belo Horizonte. Cumpriu a tarefa com perfeição em apenas 29 dias e as empresas logo foram vendidas ao grupo francês de varejo, o Carrefour.

Edivan descobriu que com muita disciplina e aplicação conseguiria conquistar grandes metas e assim se encontrou uma pessoa certa para o negócio. Abriu a sua empresa de regularização, a SEDI, e não parou mais de conquistar clientes importantes para o seu negócio, que une num único serviço, alvarás para negócios e obtenção de licenças, deixando que os seus clientes foquem nos seus negócios apenas a essência de seus ideais.

 

  1. Pedro Chiamulera

Chiamulera também simboliza outro nome entre os grandes empreendedores de sucesso. Um atleta excelente, participou de duas olimpíadas, trouxe toda a disciplina da aprendizagem no desporto para a sua vida como empreendedor.

Pedro é um aprendiz nato apaixonado pelo empreendedorismo. Com os estudos em San Diego, nos EUA, criou um sistema de gestão para grandes empresas brasileiras. Com o sócio Bernardo Lustosa, criou a ClearSale, líder no assunto de gestão de fraudes no comércio brasileiro. A sua história distingue-se pela sua dedicação como ser humano, atleta e constante caçador de conhecimento.

O Artigo primeiro da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, diz: "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum".

 

Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/conheca-5-empreendedores-de-sucesso/